sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

À Procura da Felicidade

Sinopse: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Por que eu devo assistir?

Filme simplesmente perfeito, ele te prende do começo ao fim. Além de o filme ser muito bom, ele também te dá motivação para correr atrás do seu sonho, por mais difícil que ele pareça e os desafios que você poderá encontrar. Este pra mim foi o melhor filme e o melhor papel dado para o Will Smith. Ele merecia e muito ter ganho o Oscar de melhor ator, mas foi apenas indicado. O filme também é merecedor de Oscar, mas se quer foi indicado.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. O título original contém a grafia incorreta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y. Este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.
  3. Jaden Smith é realmente filho de Will Smith, com a atriz Jada Pinkett.
  4. Foram contratados como extras para as filmagens pessoas que realmente moravam nas ruas.
  5. Os moradores de rua que trabalharam como extras no filme receberam um dia inteiro de salário mínimo e refeições. Para alguns, foi o primeiro dinheiro que haviam ganhado em muito tempo.
  6. Dan Castellaneta, que dubla Homer Simpson em Os Simpsons, co-estrela no filme como um dos superiores que pede um donut pra Gardner. Esta é uma homenagem ao personagem de animação que compartilha um gosto semelhante para donuts.
  7. O verdadeiro Chris Gardner é visto em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de Will Smith e Jaden Smith.
Filmes do Mesmo Gênero:

Menina de Ouro

Movie Clip:

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A Outra História Americana

Sinopse: Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.

Por que eu devo assistir?

Filme muito bom sobre racismo, a história é bem impactante e fica na sua cabeça por um bom tempo. Embora o filme seja de 1998 eu só fui saber da sua existência em 2008 através de uma indicação de um amigo, ou seja, 10 anos depois. Eu não vou dizer que este filme ficou escondido nas prateleiras porque conheço muita gente que já o assistiu. Fora a história do filme que é muito show, o ator Edward Norton fez uma excelente atuação, digna de Oscar (apenas foi indicado). Pra quem quiser comprar o filme original em DVD, ele é bem raro de se achar, somente consegui comprar usado. Mas se for Bluray você irá encontrar com mais facilidade.

Curiosidades:
  1. Antes do início das filmagens, Edward Norton e Edward Furlong rasparam suas cabeças. Norton também malhou para ganhar peso para o papel.
  2. A palavra "fuck" é usada 205 vezes no decorrer do filme.
  3. Já no período de pós-produção do filme, o diretor Tony Kaye brigou com os executivos da New Line Cinema. Tudo porque Kaye era contra a inserção das cenas em flashback, que acabaram permanecendo no filme, contra sua vontade.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A Outra Face

Sinopse: Sean Archer (John Travolta), um agente especial do FBI, vê seu filho ser morto por balas destinadas a ele, disparadas por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata. Por seis anos o agente tentou capturá-lo e, quando consegue, descobre que uma grande explosão está para acontecer em Los Angeles por obra do criminoso, que, logo depois, devido a um acidente, entra em coma profundo. Assim, Sean Archer, utilizando uma técnica revolucionária, troca de rosto com Castor Troy, para conseguir com o irmão (Alessandro Nivola) deste a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e agora ele tem o rosto do agente do FBI Sean Archer.

Por que eu devo assistir?

Filme carimbado por Nicolas Cage, e consegue te prender do início ao fim. Acredito que foi o primeiro filme que assisti com Nicolas Cage, e eu gostei tanto, que assisti, na época, por várias vezes. Pra quem quer um filme de ação com uma pitada de adrenalina certamente não vai se arrepender de assistir este.

Curiosidades:
  1. O roteiro original de A Outra Face previa que a história se passaria no futuro. Foi o próprio John Woo quem sugeriu que a trama fosse adaptada para os dias atuais, a fim de inserir novos elementos psicológicos e dramáticos aos personagens.
  2. A cena de ação na lancha, que aparece no fim do filme, foi originalmente desenvolvida pelo diretor John Woo para O Alvo (1993), primeiro filme dele em Hollywood.
Filmes do Mesmo Gênero:
Movie Clip: