sábado, 23 de julho de 2016

Os Goonies

Sinopse: Com os prédios de seu bairro estando prestes a ser demolidos, o que forçará a mudança de todos os residentes do local, um grupo de garotos resolve organizar uma cerimônia de despedida do local. Quando descobrem um legítimo mapa do tesouro, capaz de torná-los ricos e evitar a destruição de suas casas, Os Goonies resolvem partir em uma grande aventura.

Por que eu devo assistir?

Um clássico dos filmes de aventura. Difícil encontrar alguém que nunca tenha assistido a este filme. História muito bacana, com um grupinho que vai te contagiar e fazer você torce por eles. Todos os personagens são carismáticos e o enredo de prende do início ao fim. Se por acaso você é um dos poucos que nunca assistiu esta preciosidade, não perca mais tempo e divirta-se com Os Goonies.

Curiosidades:
  1. O nome Goonies vem do local onde os garotos moram, a Goon Docks.
  2. Sloth, o Fratteli rejeitado, que acaba ajudando os Goonies,  foi interpretado por John Matuszak, um ex jogador de futebol americano. "Sloth", aliás, foi um bem-sucedido jogador de futebol americano, tendo ganhado dois Super Bowls pelos Oakland Raiders, e o personagem aparece usando a camisa do time em uma cena do filme!
  3. John Matuszak, o eterno Sloth, tinha que esperar cinco horas até a maquiagem de seu personagem ficar pronta. Um dos olhos era operado por controle remoto. A todo o elenco foi passada a instrução de tomar cuidado para não molhar o olho mecânico de Sloth durante as filmagens. Não adiantou muito. E, por conta de um incidente, as filmagens foram atrasadas em um dia inteiro.
  4. Matuszak era considerado um símbolo sexual na época. Tanto era que posou nu para a revista PlayGirl. Infelizmente, o ator/ ex-jogador morreu em 1989, e as causas são estranhas até hoje. Especula-se que ele tenha sido vítima de insuficiência cardíaca decorrente do uso de anabolizantes; overdose, porque foram encontrados traços de um dos componentes da cocaína em seu sangue; ou mesmo pneumonia.
  5. Inferno, o navio de Willy Caolho, foi inspirado na embarcação do filme O Gavião do Mar, de 1940.
  6. O Inferno realmente foi construído para o filme, em tamanho real. Após as filmagens, não conseguiram vendê-lo, então foi destruído. Algumas peças da embarcação foram reaproveitadas na construção do brinquedo Piratas do Caribe, da Disneylândia, que estava sendo reformado na época.
  7. O elenco de Os Goonies foi proibido de ver o navio-pirata antes da própria cena em que ele aparece pela primeira vez ser rodada. A intenção era fazer com que os garotos passassem para seus personagens a sensação de espanto com a descoberta da forma mais realista possí­vel.
  8. Durante o filme, Dado fala de um polvo gigante, mas ele ficou de fora do filme, e os editores esqueceram de cortar essa fala dele.
  9. O diretor de arte, J. Michael Riva, confessou que ele até achava o mapa legal, mas não "velho" o suficiente. Então, às vésperas de começarem as filmagens, no quarto do hotel mesmo, ele resolveu usar café e, na falta de tinta, o próprio sangue (OMG!), para envelhecer o papel.
  10. Patty Duke, mãe de Sean Astin (Mikey) jogou o mapa na lixeira, muitos anos depois, pensando se tratar de papel velho, quando fazia uma faxina no quarto do rapaz. A produção tinha deixado Astin ficar com o objeto de cena.
  11. Na última semana de filmagem, todo o elenco tratou Donner de maneira fria, deixando o diretor bastante intrigado. Mas tudo não passava de uma pegadinha de Steven Spielberg, que os orientou a agir assim. Terminadas as gravações, Richard embarcou para sua casa de praia no Havaí onde foi surpreendido por todo o elenco - além de Spielberg - para comemorar a realização do filme com um churrasco.
  12. Na cena em que Gordo "se confessa" aos irmãos Fratelli (uma das melhores do filme), Jeff Cohen, o ator, confessou, posteriormente, ter imaginado a mãe morrendo, para chorar de verdade.
  13. Na mesma cena, entre os diversos "pecados" confessados, Gordo admite ter empurrado a irmã, Edie, das escadas - pondo a culpa no cachorro (crianças, não façam isso em casa! -, além de ter roubado a peruca do tio, Max. Acontece que Cohen, o ator, tem mesmo uma irmã chamada Edie e um tio chamado Max.
  14. O personagem diz também, que o pior pecado de todos era simular o vômito no cinema, o que fazia com frequencia. Nos extras do DVD, Jeff nega que a pegadinha tenha algum embasamento na vida real. Mas Spielberg fazia isso direto quando era criança, o que serviu de inspiração para o texto.
  15. Jeff Cohen pegou catapora assim que foi selecionado para o papel de Gordo. Ele apareceu no set mesmo assim, com medo de ser substituído.
  16. Os personagens do Fratelli foram inspirados na lenda de Kate Barker, a mulher que, ao lado dos filhos, foi acusada de praticar diversos crimes no início dos anos 1930 - e entrou para a história policial dos Estados Unidos ao lado de gente graúda como  Bonnie e Clyde e John Dillinger.
  17. O nome "Rube G", que aparece na engenhoca que abre os portões para o Gordo logo no início do filme é uma referência ao cartunista vencedor do Pulitzer Rube Goldberg. Rube G, para os íntimos, fez fama com desenhos irônicos de máquinas que alcançavam resultados simples a partir de processos elaborados.
  18. Na cena em que os meninos estão assistindo ao clipe da música "The Goonies 'R' Good Enough", da cantora Cyndi Lauper, os atores não estavam assistindo ao clipe da música "The Goonies 'R' Good Enough", da cantora Cyndi Lauper. A canção só foi criada seis meses depois do fim das filmagens.
  19. Em uma das cenas é possível ouvir Mikey chamando o irmão Brand de Josh. Sean Astin, o intérprete de Mickey, gritou o nome do ator (Josh Brolin), e não o do personagem, mas o erro passou na edição final.
  20. Richard Donner caiu na gargalhada na cena em que Gordo começa a chorar depois que Jake Fratelli (Robert Davi) toma o sorvete do garoto. Até aí, nada de mais. Mas acontece que o diretor riu enquanto a cena estava sendo filmada e, prestando atenção, é possível ouvir a gargalhada, que vazou no áudio original.
  21. Robert Davi, que interpreta Jake Fratelli é realmente um cantor de ópera.
  22. Alguns membros da equipe de filmagem de Goonies atuaram no filme - um bico, uma ponta. A assistente de direção Jennie Lew Tugend é a mãe do Dado; o pai do Bocão é um dos cinegrafistas; outro cameraman "interpreta" o morto do freezer. E tem até o diretor. Donner é o xerife de cabelos brancos que aparece na cena final.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 9 de julho de 2016

Os Fugitivos

Sinopse: Final dos anos 40. Casal de serial killers, Martha Beck (Salma Hayek) e Raymond Fernandez (Jared Leto) são conhecidos como "Lonely Hearts Killers". O plano era simples: fraudavam e matavam viúvas de guerra, que responderam anúncios de jornal nos quais Ray se descrevia como um amante latino. Ironicamente, ele conheceu Martha desta forma, mas quando se encontraram foi amor à primeira vista, talvez por ambos gostarem de sexo intenso e dinheiro fácil.

Por que eu devo assistir?

Apesar de ter um elenco bem conhecido, este filme ficou no fundo das prateleiras, pois dificilmente você conhece alguém que já tenha ao menos ouvido falar dele. Pois bem, o filme é muito bom, tem um elenco de ótimos atores e eles não deixaram a desejar nas suas interpretações. A história é muito boa, e por ser baseado em fatos reais você fica de cara com os acontecimentos. Pra quem coleciona filme, infelizmente vai sentir dificuldade de achar este, só consegui comprar um semi-novo.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real conhecida como "lonely hearts killers".
  2. O avô do diretor Todd Robinson foi o verdadeiro Elmer C. Robinson, o detetive que investigou o caso dos "lonely hearts killers".
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 2 de julho de 2016

Os Donos da Noite

Sinopse: 1988. Bobby Green (Joaquin Phoenix) é o popular gerente da boate El Caribe, cujo dono é um gângster russo situado no Brooklyn. Bobby tem diversos policiais em sua família, entre eles seu irmão Joseph (Mark Wahlberg) e o pai Burt (Robert Duvall), mas tenta esconder esta ligação no trabalho. Com o tráfico de drogas aumentando em Nova York, Bobby tenta manter uma distância saudável do dono da boate em que trabalha, que passa a ser investigado por Joseph.

Por que eu devo assistir?

Filme pouco conhecido, mas muito bom. Pra quem gosta de filme policial/ação é uma ótima escolha. Elenco muito bom, Joaquin Phoenix mais uma vez fazendo um ótimo papel e a Eva Mendes interpretando muito bem e mais linda do que nunca neste filme.

Curiosidades:
  1. A idéia de Os Donos da Noite surgiu devido a uma fotografia publicada no jornal New York Timesdurante o funeral de um policial, em que vários deles estavam se abraçando.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 25 de junho de 2016

O Talentoso Ripley

Sinopse: Tom Ripley (Matt Damon) possui um dom incomum: capaz de imitar, com perfeição, a assinatura, a voz, o modo de se mexer, tudo numa pessoa. Graças a um casaco emprestado, conhece o empresário Herbert Greenleaf (James Redhorn), que lhe oferece mil dólares para ir Europa trazer de volta seu filho, Dickie (Jude Law). Ripley aceita a oferta e termina por desfrutar da boa vida e da amizade de Dickie e de sua namorada Marge (Gwyneth Paltrow), tornando-se hóspede de ambos. Entretanto, desconfianças pairam sob o passado de Ripley, criando situações contrárias aos seus interesses, o que o leva a matar Dickie e assumir sua identidade.

Por que eu devo assistir?

Excelente filme de Matt Damon, um dos seus melhores. Não lembro nada de ruim pra falar desse filme, pelo contrário, um roteiro fodástico, interpretações muito boas e um elenco de peso com Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow, Philip Seymour Hoffman e Cate Blanchett. A história vai te prender do início ao fim e vai te surpreender. E pra quem coleciona filme, uma péssima notícia, dificilmente você ira encontrar ele novo.

Curiosidades: 
  1. Baseado no romance homônimo de Patricia Highsmith.
  2. Matt Damon perdeu cerca de 13 quilos para atuar em O Talentoso Ripley.
  3. Matt Damon aprendeu a tocar piano e Jude Law aprendeu saxofone para o filme.
  4. O Talentoso Ripley é uma refilmagem do filme francês O Sol por Testemunha (1960).
  5. O Talentoso Ripley foi seguido de outras adaptações dos romances de Ripley. Em O Retorno do Talentoso Ripley (2002) o personagem foi interpretado por John Malkovich e em Ripley Under Ground (2005) por Barry Pepper.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 18 de junho de 2016

O Sobrevivente

Sinopse: Dieter Dengler (Christian Bale) é um piloto alemão que integra a marinha americana durante a Guerra do Vietnã. Em uma de suas missões seu avião cai no Laos, o que o torna um prisioneiro de guerra. Brutalmente torturado, Dengler tenta planejar com outros prisioneiros, americanos e vietnamitas, um plano de fuga.

Por que eu devo assistir?

O filme não foi muito divulgado. Conheço poucas pessoas que já assistiu ou ouviu falar dele. Mas enfim, o filme é muito bom, um dos melhores do Christian Bale. Pra quem gosta de filme onde o enredo é sobrevivência, como o próprio título diz, este aqui é um prato cheio. A história é surpreendente, principalmente por saber que é baseado em fatos reais. O filme não é nem um pouco cansativo e as interpretações dos atores estão muito boas, e pra variar Christian Bale faz o seu papel de excelente ator.

Curiosidades:
  1. Filme baseado na história real de um piloto alemão chamado Dieter Dengler.
  2. Steve Zahn perdeu 18 quilos para interpretar seu personagem em O Sobrevivente; já Christian Bale perdeu 25 quilos.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 28 de maio de 2016

O Silêncio dos Inocentes

Sinopse: A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Por que eu devo assistir?

Uma verdadeira obra prima do suspense. Eu diria que o melhor filme da atriz Jodie Foster e do ator Anthony Hopkins que eu já assisti até hoje. O roteiro foi muito bem montado e a interpretação dos personagens foram excepcionais. Esse filme na época foi tão aplaudido que papou nada menos que 5 Oscar das categorias mais desejadas (melhor diretor, ator, atriz, filme e roteiro). Sem mencionar, é claro, que este filme popularizou um dos personagens mais eletrizantes do cinema, o Dr. Hannibal Lecter. Pra quem gosta de filme policial/suspense, este aqui com certeza não vai te deixar a desejar.

Curiosidades:
  1. Unidade de Ciência Comportamental do FBI (da vida real) ajudou na realização deste filme. A plena cooperação do FBI aconteceu, pois a agência viu a produção como uma ferramenta de recrutamento potencial para contratar mais agentes do sexo feminino.
  2. Em preparação para seu papel, Anthony Hopkins estudou arquivos de seriais killers. Além disso, ele visitou prisões, estudou assassinos condenados e esteve presente durante as audiências judiciais relativas a assassinatos em série.
  3. Uma das inspirações de Anthony Hopkins para interpretação de Hannibal Lecter foi o hábito de um amigo de Londres. Ele nunca piscava enquanto falava, enervando todos ao seu redor.
  4. Hannibal Lecter fica em cena apenas 17 minutos durante todo o filme. Tempo suficiente para criar um personagem clássico e amedrontador.
  5. Este filme contém uma linha famosa erroneamente repetida à exaustão: a maioria usa a citação “Hello, Clarice”, quando a frase correta é “Good evening, Clarice”. Na sequência, “Hannibal”, quando o Dr. Lecter fala ao telefone com Clarice (agora interpretada por Julianne Moore) pela primeira vez, ele, de fato, diz “Olá Clarice”. Isso foi colocado pelos roteristas de “Hannibal” como uma piada interna, em referência à citação errada do filme original.
  6. Buffalo Bill é a combinação de três reais assassinos em série: Ed Gein, que esfolou suas vítimas, Ted Bundy, que sequestrava mulheres em seu carro, e Gary Heidnick, que manteve mulheres que ele sequestrava em um buraco em seu porão.
  7. A mariposa que se encontra no cartaz do filme, Acherontia Styx, é também conhecida como “mariposa da morte”. Ela traz na cabeça uma mancha em forma de caveira, e se refere à Buffalo Bill, evocando a sua metamorfose.
  8. O crânio no cartaz formado por sete corpos de mulheres tem base na obra de Dali.
  9. Dr. Hannibal Lecter surgiu de outro filme chamado “Caçador de Assassinos” (1986) de Michael Mann.
  10. O filme serviu de inspiração para a canção "Buffalo Bill", de Eminem.
  11. Anthony Hopkins e Jodie Foster compartilham apenas quatro cenas durante todo o curso do filme.
  12. O diretor Jonathan Demme aparece rapidamente em cena, com um boné azul, no final do filme.
  13. O filme acabou virando uma franquia seguida de Hannibal, Dragão Vermelho e Hannibal – A Origem do Mal.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 21 de maio de 2016

O Sexto Sentido

Sinopse: O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

Por que eu devo assistir?

O melhor filme do gênero suspense/terror que eu já vi até hoje. A idéia do filme foi muito boa, com um final completamente inesperado e original. Pra mim o melhor filme do ator Bruce Willis e o ator Haley Joel Osment, que mesmo na época sendo muito novo, fez uma atuação tão boa que foi mais que merecido ter concorrido ao Oscar. O filme acabou se tornando um clássico, e com uma frase que foi repetida várias e várias vezes (“Eu vejo pessoas mortas”). Pra quem nunca assistiu, se surpreenda com esta obra de arte.

Curiosidades:
  1. O ator Haley Joel Osment foi impedido por sua mãe de assistir ao filme por um motivo simples, a censura era 14 anos. Poderia ser que as cenas impressionassem o garoto, que na época tinha 11 anos de idade, por isso Haley não teve a oportunidade de se ver nas telas.
  2. A voz na fita da sessão de Vincent está falando em espanhol e está dizendo: "Por Favor, eu não quero morrer Senhor, salva-me, salva-me"
  3. O diretor M. Night Shyamalan faz uma participação especial no filme. Ele está na pele do Dr. Hill, o médico que examina Cole (Haley Joel Osment) depois do que acontece na festinha de aniversário. Como muitos membros da família de Shyamalan são médicos, ele costuma fazer essas participações em homenagem a eles.
  4. O ator Donnie Wahlberg, que interpretou o atormentado Vincent Grey, perdeu 19 kg para o personagem.
  5. Quando toma notas, Bruce Willis faz isso com sua mão direita. Willis é na verdade canhoto, ele aprendeu a escrever com a mão direita para que os telespectadores não notassem que sua aliança de casamento já não estava em sua mão. Willis também desenha o círculo no sentido horário (como uma pessoa canhota faria), enquanto a maioria das pessoas destras iria desenhá-lo anti-horário.
  6. Quase nunca vemos uma queda na temperatura quando Malcolm está perto de Cole, pois o frio só ocorre quando um fantasma está com raiva ou chateado.
  7. Todas as roupas que Bruce Willis usa durante todo o filme são variações sobre as roupas que ele usava no dia em que morreu.
  8. O diretor usa a cor vermelha para indicar momentos em que o mundo dos vivos e o sobrenatural interagem.
  9. De acordo com M. Night Shyamalan, o filme é inspirado num episódio da série "Are You Afraid of the Dark?" (1992) chamado "The Tale of the Dream Girl", dirigido por David Winning. A série tratava de personagens que eram ignorados pelas pessoas, pois não se davam conta de que já estavam mortas. No episódio "The Tale of the Dream Girl", um garoto percebe que a irmã é a única que pode vê-lo, mas ele só vai descobrir que está morto quando ela lhe mostra seu atestado de óbito. 
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 14 de maio de 2016

O Senhor das Armas

Sinopse: Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

Por que eu devo assistir?

O melhor filme de Nicolas Cage que eu já assisti até hoje. História impressionante, com um ótimo elenco e efeitos especiais muito bons.  O papel dado a Nicolas Cage foi bem diferente daquele que costumamos ver. O filme não é nem um pouco parado e a história de prende do começo ao fim.

Curiosidades:
  1. Baseado em uma história real. Andrew Niccol se baseou em 5 terroristas de armas verídicos para criar o personagem Yuri Orlov.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 7 de maio de 2016

O Resgate do Soldado Ryan

Sinopse: Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Por que eu devo assistir?

Sem dúvidas o melhor filme de guerra já feito até aqui, e pra mim o melhor filme do ator Tom Hanks que eu já vi. Roteiro perfeito, efeitos especiais de babar, um super elenco e uma história que vai te prender do início ao fim. Mesmo se tratando de um filme longo, ele não é nenhum pouco cansativo. Até hoje eu não vi uma lista de melhores filmes que não tenha este aqui dentre eles. Um clássico dos cinemas que merece ser assistido.

Curiosidades:
  1. Baseado em uma história real, mas o verdadeiro resgatado não era soldado nem se chamava Ryan. Era o sargento Frederick Niland, que foi retirado de combate quando se soube que sua mãe recebera no mesmo dia telegramas sobre as mortes de seus três outros filhos – um deles, Edward, apareceu vivo depois da guerra, na qual fora feito prisioneiro dos japoneses.
  2. Pessoas com membros amputados foram utilizadas para as cenas de feridos da guerra.
  3. No filme “O Resgate do Soldado Ryan”, os atores que representaram os soldados que vão atrás de Ryan ficaram uma semana em um acampamento militar para treinar juntos. Matt Damon, o próprio soldado Ryan, não participou de tal treinamento, justamente para criar um sentimento nos atores de que ele não estava na equipe e precisava ser resgatado.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 30 de abril de 2016

O Predador

Sinopse: O major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que sente enorme prazer em matar.

Por que eu devo assistir?

Um clássico dos cinemas, que criou um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos, o Predador. Pra mim, o melhor filme do ator Arnold Schwarzenegger que eu já vi até hoje. A história foi muito criativa, com um roteiro que te prende do início ao fim. Na época os efeitos especiais eram muito bons. Mais um filme antigo que vale apena assistir.

Curiosidades:
  1. De acordo com o diretor John McTiernan, a aparição do Predador nas selvas do filme seriam feitas pelo atorJean-Claude Van Damme, que faria suas cenas em uma tela azul, com elas sendo posteriormente inseridas no filme através de efeitos especiais. Porém, após dois dias de trabalho, Van Damme desistiu do serviço porque seu nome não apareceria nos créditos de Predador.
  2. O papel do Predador acabou sobrando para o ator Kevin Peter Hall. O diretor gostou tanto da sua atuação que fez questão que ele aparecesse no filme, e é na cena do resgate de helicóptero que ele pode ser visto fazendo o papel do piloto.
  3. Kevin Peter Hall era tão alto que Arnold parecia ser pequeno.
  4. O ator Kevin Peter Hall chegou a fazer o Predador 2, mas logo em seguida morreu devido a sua luata com o vírus da AIDS, contraído durante uma transfusão de sangue.
  5. O Predador seria completamente diferente, mas foi durante uma viagem de avião que o diretor James Cameron deu dicas, do que o Predador deveria ter, para o seu criador.
  6. O ator que interpreta o índio da equipe do Major Alan 'Dutch' Schaefer dava tanto problema, que o diretor teve que contratar um segurança para conte-lo, evitando que arranja-se confusão com outros atores.
  7. Durante a filmagem os atores toparam um desafio de quem ficava mais forte. É claro que deu Arnold Schwarzenegger.
  8. Com exceção de Schwarzenegger e McTiernan, a maior parte do elenco e equipe sofreram de diarreia por intoxicação alimentar ("mal de Montezuma").
  9. O filme fez tanto sucesso que acabou virando uma franquia.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 23 de abril de 2016

O Pianista

Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Por que eu devo assistir?

Filme muito bom retratando a 2.ª guerra mundial. Com cenas de dar um nó na garganta, O Pianista conta história chocante de um sobrevivente de guerra, o roteiro foi muito bem elaborado, o figurino excelente, e o Oscar para o ator Adrien Brody foi mais do que merecido pela sua atuação, certamente o melhor filme de sua carreira até aqui.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. Adrien Brody perdeu 14kg para o filme.
  3. Os pais do diretor Roman Polanski foram aprisionados em campos de concentração. Seu pai sobreviveu, mas sua mãe morreu em Auschwitz.
  4. Por ser um refugiado da justiça dos EUA, Roman Polansky não compareceu para receber o Oscar de Melhor Direção. Em vez dele, Harrison Ford recebeu a estatueta em nome do diretor.
  5. Durante as filmagens do filme, enquanto rondava por lugares em Krakow, Roman Polanski conheceu um homem que ajudara sua família a sobreviver na época da II Guerra.
  6. Para poder se conectar com a sensação de perda para o papel, Adrien Brody se livrou de seu apartamento, vendeu o carro e não assistiu televisão.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip: