sábado, 28 de maio de 2016

O Silêncio dos Inocentes

Sinopse: A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Por que eu devo assistir?

Uma verdadeira obra prima do suspense. Eu diria que o melhor filme da atriz Jodie Foster e do ator Anthony Hopkins que eu já assisti até hoje. O roteiro foi muito bem montado e a interpretação dos personagens foram excepcionais. Esse filme na época foi tão aplaudido que papou nada menos que 5 Oscar das categorias mais desejadas (melhor diretor, ator, atriz, filme e roteiro). Sem mencionar, é claro, que este filme popularizou um dos personagens mais eletrizantes do cinema, o Dr. Hannibal Lecter. Pra quem gosta de filme policial/suspense, este aqui com certeza não vai te deixar a desejar.

Curiosidades:
  1. Unidade de Ciência Comportamental do FBI (da vida real) ajudou na realização deste filme. A plena cooperação do FBI aconteceu, pois a agência viu a produção como uma ferramenta de recrutamento potencial para contratar mais agentes do sexo feminino.
  2. Em preparação para seu papel, Anthony Hopkins estudou arquivos de seriais killers. Além disso, ele visitou prisões, estudou assassinos condenados e esteve presente durante as audiências judiciais relativas a assassinatos em série.
  3. Uma das inspirações de Anthony Hopkins para interpretação de Hannibal Lecter foi o hábito de um amigo de Londres. Ele nunca piscava enquanto falava, enervando todos ao seu redor.
  4. Hannibal Lecter fica em cena apenas 17 minutos durante todo o filme. Tempo suficiente para criar um personagem clássico e amedrontador.
  5. Este filme contém uma linha famosa erroneamente repetida à exaustão: a maioria usa a citação “Hello, Clarice”, quando a frase correta é “Good evening, Clarice”. Na sequência, “Hannibal”, quando o Dr. Lecter fala ao telefone com Clarice (agora interpretada por Julianne Moore) pela primeira vez, ele, de fato, diz “Olá Clarice”. Isso foi colocado pelos roteristas de “Hannibal” como uma piada interna, em referência à citação errada do filme original.
  6. Buffalo Bill é a combinação de três reais assassinos em série: Ed Gein, que esfolou suas vítimas, Ted Bundy, que sequestrava mulheres em seu carro, e Gary Heidnick, que manteve mulheres que ele sequestrava em um buraco em seu porão.
  7. A mariposa que se encontra no cartaz do filme, Acherontia Styx, é também conhecida como “mariposa da morte”. Ela traz na cabeça uma mancha em forma de caveira, e se refere à Buffalo Bill, evocando a sua metamorfose.
  8. O crânio no cartaz formado por sete corpos de mulheres tem base na obra de Dali.
  9. Dr. Hannibal Lecter surgiu de outro filme chamado “Caçador de Assassinos” (1986) de Michael Mann.
  10. O filme serviu de inspiração para a canção "Buffalo Bill", de Eminem.
  11. Anthony Hopkins e Jodie Foster compartilham apenas quatro cenas durante todo o curso do filme.
  12. O diretor Jonathan Demme aparece rapidamente em cena, com um boné azul, no final do filme.
  13. O filme acabou virando uma franquia seguida de Hannibal, Dragão Vermelho e Hannibal – A Origem do Mal.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 21 de maio de 2016

O Sexto Sentido

Sinopse: O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

Por que eu devo assistir?

O melhor filme do gênero suspense/terror que eu já vi até hoje. A idéia do filme foi muito boa, com um final completamente inesperado e original. Pra mim o melhor filme do ator Bruce Willis e o ator Haley Joel Osment, que mesmo na época sendo muito novo, fez uma atuação tão boa que foi mais que merecido ter concorrido ao Oscar. O filme acabou se tornando um clássico, e com uma frase que foi repetida várias e várias vezes (“Eu vejo pessoas mortas”). Pra quem nunca assistiu, se surpreenda com esta obra de arte.

Curiosidades:
  1. O ator Haley Joel Osment foi impedido por sua mãe de assistir ao filme por um motivo simples, a censura era 14 anos. Poderia ser que as cenas impressionassem o garoto, que na época tinha 11 anos de idade, por isso Haley não teve a oportunidade de se ver nas telas.
  2. A voz na fita da sessão de Vincent está falando em espanhol e está dizendo: "Por Favor, eu não quero morrer Senhor, salva-me, salva-me"
  3. O diretor M. Night Shyamalan faz uma participação especial no filme. Ele está na pele do Dr. Hill, o médico que examina Cole (Haley Joel Osment) depois do que acontece na festinha de aniversário. Como muitos membros da família de Shyamalan são médicos, ele costuma fazer essas participações em homenagem a eles.
  4. O ator Donnie Wahlberg, que interpretou o atormentado Vincent Grey, perdeu 19 kg para o personagem.
  5. Quando toma notas, Bruce Willis faz isso com sua mão direita. Willis é na verdade canhoto, ele aprendeu a escrever com a mão direita para que os telespectadores não notassem que sua aliança de casamento já não estava em sua mão. Willis também desenha o círculo no sentido horário (como uma pessoa canhota faria), enquanto a maioria das pessoas destras iria desenhá-lo anti-horário.
  6. Quase nunca vemos uma queda na temperatura quando Malcolm está perto de Cole, pois o frio só ocorre quando um fantasma está com raiva ou chateado.
  7. Todas as roupas que Bruce Willis usa durante todo o filme são variações sobre as roupas que ele usava no dia em que morreu.
  8. O diretor usa a cor vermelha para indicar momentos em que o mundo dos vivos e o sobrenatural interagem.
  9. De acordo com M. Night Shyamalan, o filme é inspirado num episódio da série "Are You Afraid of the Dark?" (1992) chamado "The Tale of the Dream Girl", dirigido por David Winning. A série tratava de personagens que eram ignorados pelas pessoas, pois não se davam conta de que já estavam mortas. No episódio "The Tale of the Dream Girl", um garoto percebe que a irmã é a única que pode vê-lo, mas ele só vai descobrir que está morto quando ela lhe mostra seu atestado de óbito. 
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 14 de maio de 2016

O Senhor das Armas

Sinopse: Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta.

Por que eu devo assistir?

O melhor filme de Nicolas Cage que eu já assisti até hoje. História impressionante, com um ótimo elenco e efeitos especiais muito bons.  O papel dado a Nicolas Cage foi bem diferente daquele que costumamos ver. O filme não é nem um pouco parado e a história de prende do começo ao fim.

Curiosidades:
  1. Baseado em uma história real. Andrew Niccol se baseou em 5 terroristas de armas verídicos para criar o personagem Yuri Orlov.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 7 de maio de 2016

O Resgate do Soldado Ryan

Sinopse: Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Por que eu devo assistir?

Sem dúvidas o melhor filme de guerra já feito até aqui, e pra mim o melhor filme do ator Tom Hanks que eu já vi. Roteiro perfeito, efeitos especiais de babar, um super elenco e uma história que vai te prender do início ao fim. Mesmo se tratando de um filme longo, ele não é nenhum pouco cansativo. Até hoje eu não vi uma lista de melhores filmes que não tenha este aqui dentre eles. Um clássico dos cinemas que merece ser assistido.

Curiosidades:
  1. Baseado em uma história real, mas o verdadeiro resgatado não era soldado nem se chamava Ryan. Era o sargento Frederick Niland, que foi retirado de combate quando se soube que sua mãe recebera no mesmo dia telegramas sobre as mortes de seus três outros filhos – um deles, Edward, apareceu vivo depois da guerra, na qual fora feito prisioneiro dos japoneses.
  2. Pessoas com membros amputados foram utilizadas para as cenas de feridos da guerra.
  3. No filme “O Resgate do Soldado Ryan”, os atores que representaram os soldados que vão atrás de Ryan ficaram uma semana em um acampamento militar para treinar juntos. Matt Damon, o próprio soldado Ryan, não participou de tal treinamento, justamente para criar um sentimento nos atores de que ele não estava na equipe e precisava ser resgatado.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip: