sábado, 25 de outubro de 2014

Chico Xavier

Sinopse: Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido. Já envelhecido, Chico (Nélson Xavier) participa do programa de TV "Pinga-Fogo", onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Através dele conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa, que é ateu. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido a perda do filho, Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora o casal precisa decidir se irá agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.

Por que eu devo assistir?

Muitos deixam de assistir este filme por motivo de crença, mas deixando a opção religiosa de lado, o filme é muito bom e vale apena ser visto.  A atuação dos atores que interpretarão as fases de Chico Xavier foi excelente, em especial Ângelo Antônio, além do cenário usado nas gravações que é muito bonito. Enfim, a história de Chico Xavier é bem interessante e foi contada de uma maneira que não deixa o filme chato ou cansativo, não é atoa que teve um sucesso de público nos cinemas.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. Ao todo as filmagens contaram com 135 atores e 90 locações.
  3. A última cena de Chico Xavier a ser rodada teve por locação a cidade natal de Chico Xavier, Uberaba.
  4. Seu lançamento nos cinemas ocorreu em 2 de abril de 2010, data que marca o 100.º aniversário de Chico Xavier.
  5. A equipe revelou que, em uma das cenas que o ator Ângelo Antonio (um dos intérpretes de Chico Xavier) começa a rezar, uma das mulheres que fazia figuração teve a "incorporação" de um espírito.
  6. O produtor de elenco estava à procura de um cachorro vira-lata para filmar uma determinada cena. Enquanto ele andava pelas ruas à procura desse cachorro, um vira-lata o seguia. A perseguição durou até o momento em que o produtor perguntou aos moradores se conheciam aquele animal que estava atrás dele. E eis que se descobre que o nome do cachorro era Chico. E, sim, o insistentemente vira-lata conseguiu seu papel em cena.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 18 de outubro de 2014

Cavalo de Guerra

Sinopse: Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha junto com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver numa fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis). Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabia era que seu filho estabeleceria com o animal uma conexão jamais imaginada. Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chegou e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente. Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reservava para ele um final surpreendente.

Por que eu devo assistir?

O filme superou as minhas expectativas. Baixei o filme para assistir esperando que fosse bem chato, mas para a minha surpresa o filme é sensacional, história linda, cenários fantásticos e atuações que não deixam a desejar. Pra quem gosta de filmes de guerra, este é contato de um jeito bem diferente e que vale muito apena assistir. Ainda não assisti ao filme vencedor do Oscar de 2012 (O Artista), mas este aqui era digno de ter ganhado o Oscar de melhor filme.

Curiosidades:
  1. Cavalo de Guerra foi baseado no livro "War Horse", de Michael Morpurgo, lançado em 1982.
  2. O bisavô de Jeremy Irvine, que foi médico na Segunda Guerra Mundial, na verdade, comprou seu cavalo depois da guerra, tal como o personagem de Irvine faz na história e a família de Irvine ainda guarda o recibo dessa compra. Ironicamente, o recibo é de £28, o valor exato que Albert tem para recomprar Joey no filme.
  3. Já que muito pouco armamento existe da Primeira Guerra Mundial, todas as armas, incluindo os tanques, tiveram que ser recriados ou usados por empréstimo de fontes particulares. Negociantes de armas antigas, colecionadores e museus emprestaram à produção armas e espadas.
  4. Os maquiadores foram responsáveis por colocar as marcas em todos os diferentes cavalos que interpretavam ou eram dublês de Joey para garantir que todos se parecessem exatamente como ele. Isso significou pintar meias brancas (padronizadas como as de Roger, que fez um dos Joyes adulto) e posicionando uma marca branca em forma de estrela na fronte de todos eles, quando necessário.
  5. Na cena do ataque da cavalaria, cem cavalos foram usados. Foi preciso cuidado para não cansar os cavalos, uma vez que eles tinham que correr longas distâncias em várias tomadas. Os atores que interpretam os soldados da cavalaria no ataque tiveram que aprender a montar com uma só mão, porque suas espadas tinham que estar totalmente estendidas ao partirem para a batalha.
  6. Para uma cena, na qual Joey fica preso no arame farpado, o supervisor de efeitos especiais, Neil Corbould, construiu um Joye animatronic em tamanho real. Bonequeiros, enterrados abaixo do solo, operaram o cavalo, mas nas cenas de close do rosto de Joey, o cavalo real, Finder, foi trazido para conferir mais sentimento ao cavalo preso na armadilha.
Filmes do Mesmo Gênero:

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cão de Briga

Sinopse: Desde que Bart (Bob Hoskins) retirou Danny (Jet Li) das ruas, ainda criança, sempre o tratou como um cão, tendo treinado-o para sempre atacar. Danny é hoje uma arma mortal, sendo capaz de partir para cima de qualquer pessoa após uma simples ordem, sem lhe dar qualquer chance de vitória. Isolado do mundo, Danny não tem outra escolha senão aceitar o destino escolhido por Bart. Até que, por acaso, ele encontra Sam (Morgan Freeman), um cego que ganha a vida como afinador de pianos. Sam e Victoria (Kerry Condon), sua nora, fazem com que Danny descubra uma humanidade que ele jamais acreditou que possuísse. A partir de então sua percepção da vida muda radicalmente, o que faz com que Bart e seus asseclas decidam eliminá-lo.

Por que eu devo assistir?

Não curto filme de arte marcial, mas este é um caso à parte, já que a história é muito boa e o elenco não deixa a desejar. A interpretação de Jet Li foi sensacional, bem diferente dos filmes que ele esta acostumado a fazer. Pra quem gosta de filme de pancadaria, este é uma ótima escolha.

Curiosidades:
  1. Inicialmente o personagem de Morgan Freeman não seria cego. Essa foi uma sugestão do ator, que afirmou que por ser cego Sam teria maior facilidade em encarar Danny como uma criança, ao invés de um assassino brutal.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Por que eu devo assistir?

Filme fantástico - merecido o Oscar de melhor roteiro original - um dos melhores feito pelo Jim Carrey, na verdade, filme bem diferente do que o ator esta acostumado a fazer. Mais um filme “cabeça”, indico assistir no mínimo duas vezes para entender bem o que realmente o filme retrata. Fora isso, o filme é bem divertido, acredito que todos que passaram por problemas amorosos adorariam ter uma maquina como a do filme. Enfim, você vai se surpreender com este filme e a atuação de Jim Carrey e Kate Winslet.

Curiosidades:
  1. O diretor Michel Gondry teve a ideia de fazer um filme como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças após seu amigo artista plástico Pierre Bismuth sugerir a história de um personagem que encontra um cartão no caixa de correio com a mensagem "alguém que você conhece apagou você da memória".
  2. O título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope. O mesmo poema já havia sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman em Quero ser John Malkovich (1999).
  3. Na cena em que Mark Ruffalo surpreendeu Kirsten Dunst, Gondry escondeu o ator em pontos diferentes do set de filmagem em cada tomada, assim a atriz seria realmente levaria um susto quando o encontrasse.
  4. A cena durante o desfile do circo foi um improviso. A parada estava acontecendo justamente ao lado de onde o filme estava sendo rodado.
  5. Clementine ganhou cores diferentes de cabelo nos diferentes estágios do relacionamento com Joel. Assim, os espectadores teriam mais facilidade em acompanhar a complicada cronologia do filme.
  6. O momento no trem em que Kate Winslet dá um soco em Jim Carrey foi espontânea, sem nenhum ensaio prévio.
  7. Mark Ruffalo e Kirsten Dunst gravaram uma cena de sexo que acabou excluída da versão final.
  8. Na cena do “baby Joel” não foi usado nenhum efeito especial, o diretor disse que só enganou com ilusão de ótica.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip: