domingo, 27 de dezembro de 2015

Meu Primeiro Amor

Sinopse: Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.

Por que eu devo assistir?

Este filme virou um clássico, e dificilmente você encontra alguém que ainda não tenha assistido ele, e muito menos alguém que tenha assistido e não gostado. Pois bem, toda  a magia do filme fica por conta dos atores mirins Anna Chlumsky e Macaulay Culkin, que atuaram muito bem e tiveram uma conectividade extraordinária entre eles. O filme é pra toda a família, e vai fazer você rir, se divertir e até mesmo se emocionar com essa linda história de amizade e romance entre duas crianças.

Curiosidades:
  1. Em Meu Primeiro Amor acontece o primeiro beijo em cena e na vida dado pelo ator Macaulay Culkin em sua carreira.
  2. Por causa de uma cena em que os personagens de Anna Chlumsky e Macauley Culkin fazem um pacto de sangue a censura do Reino Unido insistiu que o filme trouxesse um aviso às crianças para prevenir a transmissão de HIV.
  3. O filme ganhou ganhou o MTV Movie Awards, na categoria melhor beijo.
  4. O filme tem uma continuação, Meu Primeiro Amor – Parte 2, ele não teve sucesso como o primeiro, mas quem quiser assistir o filme não é de todo mau.

Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

domingo, 20 de dezembro de 2015

Meu Nome Não é Johnny

Sinopse: João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas, mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frenquentar o cotidiano do sistema carcerário brasileiro.

Por que eu devo assistir?

Um dos melhores filmes brasileiros já feitos até hoje. A história é excelente, o elenco é excepcional, principalmente o ator Selton Mello que demonstrou, mais uma vez, o ótimo ator que ele é.

Curiosidades:
  1. Meu Nome Não é Johnny é baseado na vida de João Guilherme Estrella.
  2. O verdadeiro João Guilherme Estrella aparece em uma cena do manicômio sendo um enfermeiro empurrando uma cadeira de rodas.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Meninos Não Choram

Sinopse: Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.

Por que eu devo assistir?

Filme chocante. Lembro que assisti pela primeira vez na TV e gostei tanto que fui pesquisar depois pra ver que filme era esse. Além da história que é muito boa, a atriz Hilary Swank faz uma atuação pra ninguém botar defeito, mais do que merecido o Oscar de melhor atriz. Ela ta tão diferente que nem tinha reconhecido, e fiquei espantado quando descobrir quem era. Mais um filme pra ficar na sua cabeça por um bom tempo depois de assistir.

Curiosidades:
  1. Meninos Não Choram é baseado na vida de Brandon Teena.
  2. Hilary Swank concorreu com centenas de atrizes para ganhar o papel. Durante os testes, ela disse que, como o personagem, ela também tinha 21 e era de Lincoln, Nebraska. Uma mentira que ela justificou dizendo que isso seria o que Brandon faria.
  3. Quatro semanas antes de começar as filmagens, a atriz Hilary Swank fez um laboratório nas ruas, já com sua versão masculinizada, para se adaptar ao personagem.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

domingo, 22 de novembro de 2015

Menina de Ouro

Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Por que eu devo assistir?

Filme impecável, com uma história fantástica e um elenco pra ninguém botar defeitos. Falou em filme do Clint Eastwood pode esperar que deve ser bom, e este aqui não ficou de fora. Mais do que merecido os Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e melhor ator coadjuvante. Filme que você vai querer assistir muitas e muitas vezes.

Curiosidades:
  1. O roteiro de Menina de Ouro é baseado em um dos contos da coletânea de histórias Rope Burns: Stories From the Corner, de F. X. Toole. O autor, que escreveu este romance sob pseudônimo, é na verdade Jerry Boyd, que passou anos trabalhando como cut man(aquele que é encarregado de cuidar dos ferimentos do boxeador nos intervalos entre um round e outro). Toole faleceu em 2002, um ano e meio depois que Rope Burns, no caso seu primeiro romance, foi publicado.
  2. Toole tinha 70 anos e também recebia cartas rejeitadas, como o protagonista do filme. Ele morreu antes de terminar o segundo romance.
  3. Hillary Swank passou por um rígido treinamento para interpretar a protagonista do filme. Ela ganhou 9 kg de massa muscular. Lucia Rijker, campeã de boxe que interpreta a lutadora Billie “The Blue Bear”, foi responsável pelo treinamento da atriz. Menina de Ouro foi rodado em apenas 38 dias.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

domingo, 15 de novembro de 2015

Match Point

Sinopse: Chris Wilton (Jonathan Rhys-Meyers) é um jogador de tênis profissional que, cansado da rotina de viagens, decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um clube de elite. É lá que conhece Tom Hewett (Matthew Goode), filho de família rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum. Convidado para ir à ópera, Chris lá conhece Chloe (Emily Mortimer), irmã de Tom. Logo os dois iniciam um relacionamento, para a alegria dos pais dela. Só que Chris fica abalado quando conhece Nola Rice (Scarlett Johansson), a bela namorada de Tom que não é bem aceita pela mãe dele.

Por que eu devo assistir?

Filme um pouco parado, mas com uma história interessante. Elenco muito bom, e a Scarlett Johansson esta demais neste filme. Vale apena conferir.

Curiosidades:
  1. Filme favorito de Woody Allen, de sua autoria.
  2. A trilha sonora do filme é composta quase inteiramente por músicas de ópera do período pré-I Guerra Mundial, cantadas pelo tenor italiano Enrico Caruso.
  3. A pintura de uma menina com um balão vermelho na parede pela qual Chris passa foi feito por Banksy, um grafiteiro de Bristol.
  4. O musical que vêem no meio do filme é "The Woman In White" de Andrew Lloyd Webber.
  5. Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) responde a uma generosidade, dizendo: "Thank you. Thank you very much". Esta frase exata é frequentemente associada com Elvis Presley, a quem Meyers deu vida em Elvis.
Filmes do Mesmo Gênero:
Movie Clip:

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

La Bamba

Sinopse: Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: "La Bamba".

Por que eu devo assistir?

Pra quem julga o filme pelo título, certamente vai ficar com o pé atrás pra assistir este aqui. O título do filme leva o nome da música mais famosa de Ritchie Valens, e conta toda a sua trajetória até o estrelato. A história é magnífica, a atuação do elenco é muito boa, e o roteiro foi muito bem adaptado. Vale muito apena assistir e conhecer um pouco mais sobre a história de Richard Stephen Valenzuela.

Curiosidades:
  1. Filme baseado na vida de Richard Stephen Valenzuela.
  2. Vários integrantes da família do verdadeiro Ritchie Valens fazem pequenas participações no filme.
  3. A banda de rock alternativo de Los Angeles "Los Lobos" foi uma escolha natural para gravar a trilha sonora do filme "La Bamba", que inclui outros hits de Valens como "Come On Let's Go" e "Donna".
  4. La Bamba tornou-se o maior sucesso de rock-and-roll em língua espanhola na história, embora o jovem que gravou o hit não falasse espanhol.
  5. Ele morreu com apenas 17 anos, em 3 de fevereiro de 1959, quando foi a mais jovem vítima do acidente aéreo que também matou Buddy Holly e JP "The Big Bopper" Richardson. Este dia seria definido posteriormente por Don McLean em sua canção "American Pie" como "o dia em que a música morreu" – The Day the Music Died.
  6. Ironicamente, Valens morria de medo de viajar de avião e foi justamente morto, em um acidente aéreo.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 31 de outubro de 2015

Jurassic Park III

Sinopse: Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com dinossauros vivos, o Dr. Alan Grant (Sam Neill) continua dedicando sua vida a estudá-los e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos velociraptors. Desesperado em busca de fundos para dar prosseguimento à sua pesquisa, ele aceita a oferta de Paul (William H. Macy) e Amanda Kirby (Téa Leoni), dois milionários que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna e que querem contratá-lo para acompanhá-los. Porém, durante a viagem o Dr. Alan Grant descobre a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a Ilha Sorna para procurar seu filho, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes. Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o tiranossauro rex.

Por que eu devo assistir?

Filme que fecha a trilogia Jurassic Park, a nova trilogia é Jurassic World, que é mais ou menos uma continuação, já que o nome da ilha é a mesma, e aparecem cenários do parque antigo. Enfim, infelizmente este filme deixa muito a desejar em comparação com os outros dois primeiros da franquia. Os efeitos especiais ficaram ruins, e a história ficou bem mais ou menos, com um humor bem forçado. Mesmo assim, vale apena assistir e se aventurar com Jurassic Park III.

Curiosidades:
  1. Jurassic Park 3 é o primeiro filme da série em que Steven Spielberg não é o diretor. Neste filme Spielberg ocupa apenas o posto de produtor.
  2. Antes da definição do roteiro a ser utilizado em Jurassic Park 3 outros dois roteiros foram descartados pelo diretor Joe Johnston. O primeiro narrava a história de seis adolescentes perdidos na Ilha Sorna, enquanto que o segundo envolvia uma aventura familiar e foi descartado restando apenas 5 semanas para o início das filmagens.
  3. Jurassic Park III é o primeiro filme da série que não é baseado em um livro de Michael Crichton.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Jurassic Park – O Mundo Perdido

Sinopse: Quatro anos após o fechamento do empreendimento da Ilha de Nublar, o Jurassic Park, um inigualável parque onde vários tipos de dinossauros deveriam conviver de forma pacífica, o magnata (Richard Attenborough) responsável pelo projeto descobre que no "sítio B", local onde os dinossauros foram criados, ainda restava algumas espécies vivas. Visto isso, resolve enviar uma equipe para verificar as condições de montar um novo parque, sem cometer os erros antigos e, para isso, convoca um dos seus antigos cientístas (Jeff Goldblum) que condenou o parque. Mas, como sabia que ele recusaria sua oferta, envia antes sua namorada (Julianne Moore), também pesquisadora, que estava empolgada pela ideia de poder de provar sua teoria sobre alguns dinossauros. O cientista, sem opção, resolve salvar sua namorada e segue para a ilha, mas coincidentemente um outro grupo comandado pelo sobrinho do magnata chega região, com o intuito de capturar os animais. No entanto nada sai como o planejado e os dois grupos perdem seus equipamentos de comunicação, mas a situação fica realmente crítica quando os animais começam a reagir contra a presença humana. Assim, o terror logo se espalha e ambos os grupos passam a lutar por suas vidas.

Por que eu devo assistir?

Pra mim, esse é o melhor filme da franquia do Jurassic Parque. A ideia de por vários dinossauros diferentes, dar mais atenção ao T-Rex e levar dinossauro até a cidade foi o que deixou o filme ainda mais eletrizante, e os efeitos ainda estão melhores. Se você gostou do primeiro, não deixe de assistir esse aqui.

Curiosidades:
  1. A cena logo no início do filme, em que uma pequena garota atacada por um bando de dinossauros, pertence ao livro "Jurassic Park", de Michael Crichton, e não a "O mundo perdido", escrito pelo mesmo autor.
  2. Um dos navios atracados nas docas de San Diego chama-se "The Venture", o mesmo nome do navio que trouxe o gorila gigante King Kong para Nova York, no filme lançado em 1936.
  3. Nos créditos do filme, o roteirista David Koepp é citado como "unlucky bastard" (desgraçado sem sorte), pelo fato de ter sido devorado por um T-Rex.
  4. Steven Spielberg pode ser visto refletido na televisão que está mostrando uma reportagem da CNN sobre o retorno do T-Rex para sua ilha de origem; ele está sentado ao lado de Jeff Goldblum no sofá comendo pipocas.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 17 de outubro de 2015

Jurassic Park

Sinopse: Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Por que eu devo assistir?

Não tem como não falar de dinossauros e não se lembrar de Jurassic Park. Com certeza é a melhor franquia que já existiu sobre dinossauros. O filme foi um sucesso nos cinemas e conquistou milhares de fãs. Mesmo naquela época os dinossauros e os efeitos especiais  já eram muito bem feitos. Uma aventura inesquecível pra toda a família.

Curiosidades:
  1. No livro Parque dos Dinossauros, de Michael Crichton, o personagem John Hammond anuncia orgulhoso que o guia turístico do parque é o ator Richard Kiley, conhecido nos Estados Unidos. No filme, o diretor Steven Spielberg convidou o próprio Kiley para interpretar a si mesmo nesta cena.
  2. Em determinada cena do filme, um copo d'água quebra com o estrondo provocado pelos passos dos dinossauros. Na verdade, o copo foi quebrado utilizando uma nota aguda de guitarra, que deu à cena a exata idéia que o diretor Steven Spielberg queria.
  3. Nos diversos softwares que aparecem em Jurassic Park foram utilizadas várias linguagens. Pode-se notar que um dos programas utilizados no parque foi escrito em Pascal, em um dos monitores percebe-se a utilização do sistema UNIX e a interface gráfica utilizada é a 3D File System Navigator, da Sillicon Graphics.
  4. Nos 127 minutos de filme, apenas 15 minutos mostram dinossauros. Desses 15, nove são dedicados a bonecos mecânicos (na técnica conhecida como "animatrônica"), e seis a animações feitas a partir da computação gráfica.
  5. Após o primeiro longa, pesquisadores descobriram evidências de que os temidos Velociraptores possuíam penas, o que fez com que o Spielberg adicionasse uma discreta plumagem nas criaturas do segundo filme.
  6. Parece difícil de acreditar, mas os Velociraptors que aparecem em algumas cenas (especialmente as da cozinha) nada mais são do que animadores vestindo trajes de borracha.
  7. O espectador mais observador sabe que os doutores John Hammond e Ian Malcolm estão vestidos sempre, respectivamente, de roupas brancas e pretas. E isso não é por acaso. A ideia de Spielberg era ressaltar a diferença de personalidade entre eles: Hammond, sonhador, e Malcom, realista.
  8. O final original do filme era diferente. Mostrava Alan Grant (Sam Neill) atirando em um Velociraptor e, em seguida, usando o esqueleto do T-Rex para matar outro. Spielberg percebeu que precisava de uma última cena com o Tiranossauro e acrescentou o final que se tornaria clássico.
  9. Na cena em que o T-Rex ataca as crianças no carro, o T-Rex Animatronic não deveria ter quebrado o vidro do teto do carro. Isso assustou as crianças, elas se desesperaram de verdade imaginando que os técnicos haviam perdido o controle do robô, e o resultado você já sabe, a cena ficou super-realista.
  10. Em uma das cenas do filme, um pequeno player roda o filme Tubarão (também de Spielberg) no computador do Nedry.
  11. Sam Neill se machucou com as chamas do sinalizador que ele usou nas filmagens para distrair o T-Rex. De acordo com Neill, “Algumas faíscas caíram no meu braço e no meu relógio e queimaram um pouco minha pele.
  12. Na cena final do filme, onde o logo Jurassic Park aparece em um close na porta do jeep, a lama tampa algumas letras do logo exibindo os dizeres “UR ASS PARK,” uma inspiração na famosa frase americana “you’re lucky to get out with your ass in one piece,” ou “Você tem sorte de sair daqui com sua bunda intacta.”
Filmes do Mesmo Gênero:
Movie Clip:

domingo, 11 de outubro de 2015

Jumanji

Sinopse: Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar.

Por que eu devo assistir?

Filme que marcou a infância de muita gente. Lembro que até a capa da fita VHS era diferente, tinha um efeito 3D. A história é bem divertida e pra toda a família. Pra hoje em dia os efeitos são bem medonhos, mas pra época, eram muito bacanas. Mais um filme com a cara do Robin Williams, que conta também com a atriz Kirsten Dunst em um de seus primeiros papeis pro cinema.

Curiosidades:
  1. Jumanji é baseado no livro homônimo de 1982.
  2. A palavra "Jumanji" é Zulu para "muitos efeitos", que alude às "consequências emocionantes do jogo", como mencionado no filme.
  3. Jonathan Hyde faz o papel do pai de Alan (Sam Parrish), mas também do caçador que fica tentando matar ele (Van Pelt). Provavelmente uma referência a Peter Pan, uma vez que (em versões de teatro e cinema) os papeis do Capitão Gancho e o pai de Wendy são tradicionalmente desempenhados pelo mesmo ator. 
  4. Foi considerado o próximo grande filme a continuar a desenvolver os conceitos CGI utilizados anteriormente em Jurassic Park (1993).
  5. O filme foi filmado em Keene, New Hampshire. A equipe de filmagem deixou um anúncio publicitário em uma parede de tijolos no centro da cidade da Parrish Shoes, que ainda pode ser visto hoje.
  6. Quando os macacos invadem a loja de eletrodomésticos, o filme que está passando na televisão é O Mágico de Oz.
  7. Embora Carl Bentley seja adulto quando Allen Parrish era criança, David Alan Grier, que interpreta Carl, é, na verdade, quatro anos mais jovem do que Robin Williams, que interpreta o adulto Allen.
  8. Quando Van Pelt entra na loja de armas, a música tocando no rádio foi modificada para o lançamento do México devido ao fato de que, na versão norte-americana, originalmente era tocado o hino nacional do México. É uma violação das leis mexicanas tocar o hino para situações comerciais ou zombaria, deliberadamente ou não, embora nos territórios dos EUA este seja de domínio público.
  9. Em certo momento do filme, Judy diz que ela pode vencer se tirar 12 nos dados, porém ela tira um 3. Quando Judy joga os dados novamente, Alan diz que ela pode ganhar se tirar um 7. Porém ela precisa de um 9, porque 12-3 jamais será 7!
Filmes do Mesmo Gênero:
Movie Clip:

sábado, 3 de outubro de 2015

Joana D’Arc de Luc Besson

Sinopse: Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana (Milla Jovovich). Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que, além de se intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.

Por que eu devo assistir?

O melhor filme da atriz Milla Jovovich, também é a sua melhor atuação em filme até hoje. Um dos melhores filmes de guerra épico já produzido. O filme tentou ser bem fiel a história de Joana D’arc, e pra quem gosta de história e de filme épico, este aqui é um prato cheio.

Curiosidades:
  1. Baseado na história de uma das personagens mais famosas da história da França, Joana D’arc.
  2. O diretor Luc Besson e a atriz Milla Jovovich se separaram logo após as filmagens de Joana D'Arc de Luc Besson.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip: