sábado, 30 de abril de 2016

O Predador

Sinopse: O major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que sente enorme prazer em matar.

Por que eu devo assistir?

Um clássico dos cinemas, que criou um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos, o Predador. Pra mim, o melhor filme do ator Arnold Schwarzenegger que eu já vi até hoje. A história foi muito criativa, com um roteiro que te prende do início ao fim. Na época os efeitos especiais eram muito bons. Mais um filme antigo que vale apena assistir.

Curiosidades:
  1. De acordo com o diretor John McTiernan, a aparição do Predador nas selvas do filme seriam feitas pelo atorJean-Claude Van Damme, que faria suas cenas em uma tela azul, com elas sendo posteriormente inseridas no filme através de efeitos especiais. Porém, após dois dias de trabalho, Van Damme desistiu do serviço porque seu nome não apareceria nos créditos de Predador.
  2. O papel do Predador acabou sobrando para o ator Kevin Peter Hall. O diretor gostou tanto da sua atuação que fez questão que ele aparecesse no filme, e é na cena do resgate de helicóptero que ele pode ser visto fazendo o papel do piloto.
  3. Kevin Peter Hall era tão alto que Arnold parecia ser pequeno.
  4. O ator Kevin Peter Hall chegou a fazer o Predador 2, mas logo em seguida morreu devido a sua luata com o vírus da AIDS, contraído durante uma transfusão de sangue.
  5. O Predador seria completamente diferente, mas foi durante uma viagem de avião que o diretor James Cameron deu dicas, do que o Predador deveria ter, para o seu criador.
  6. O ator que interpreta o índio da equipe do Major Alan 'Dutch' Schaefer dava tanto problema, que o diretor teve que contratar um segurança para conte-lo, evitando que arranja-se confusão com outros atores.
  7. Durante a filmagem os atores toparam um desafio de quem ficava mais forte. É claro que deu Arnold Schwarzenegger.
  8. Com exceção de Schwarzenegger e McTiernan, a maior parte do elenco e equipe sofreram de diarreia por intoxicação alimentar ("mal de Montezuma").
  9. O filme fez tanto sucesso que acabou virando uma franquia.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 23 de abril de 2016

O Pianista

Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

Por que eu devo assistir?

Filme muito bom retratando a 2.ª guerra mundial. Com cenas de dar um nó na garganta, O Pianista conta história chocante de um sobrevivente de guerra, o roteiro foi muito bem elaborado, o figurino excelente, e o Oscar para o ator Adrien Brody foi mais do que merecido pela sua atuação, certamente o melhor filme de sua carreira até aqui.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. Adrien Brody perdeu 14kg para o filme.
  3. Os pais do diretor Roman Polanski foram aprisionados em campos de concentração. Seu pai sobreviveu, mas sua mãe morreu em Auschwitz.
  4. Por ser um refugiado da justiça dos EUA, Roman Polansky não compareceu para receber o Oscar de Melhor Direção. Em vez dele, Harrison Ford recebeu a estatueta em nome do diretor.
  5. Durante as filmagens do filme, enquanto rondava por lugares em Krakow, Roman Polanski conheceu um homem que ajudara sua família a sobreviver na época da II Guerra.
  6. Para poder se conectar com a sensação de perda para o papel, Adrien Brody se livrou de seu apartamento, vendeu o carro e não assistiu televisão.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 16 de abril de 2016

O Patriota

Sinopse: Benjamin Martin (Mel Gibson) foi o herói de um violento conflito. Desde o término da guerra ele renunciou à luta, vivendo em paz com sua família. Quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho idealista (Heath Ledger), e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico.

Por que eu devo assistir?

Um dos melhores filmes da carreira de Mel Gibson. O filme tem um roteiro muito bom, que mesmo sendo um filme longo não o torna cansativo. As cenas de batalhas foram muito bem feitas e as atuações dos personagens não deixaram a desejar. O figurino foi impecável. Resumindo, uma ótima história para ser assistida.

Curiosidades:
  1. Filme que conta a história do início da briga pela independência dos Estados Unidos.
  2. Benjamin Martin, personagem de Mel Gibson em O Patriota, não existiu, mas foi inspirado em diversos heróis da história americana.
  3. Francis Marion (1732-1795) foi um herói da Guerra de Independência dos Estados Unidos. Nascido na Carolina do Sul numa família de origem huguenote, foi Tenente-Coronel no Exército Continental e general-de-brigada na milícia da Carolina do Sul. O soldado Francis Marion inspirou o personagem Benjamin Martin. Mas ele não era um homem de família como mostra o filme. Ele foi um proprietário de escravos que só se casou ao final da guerra.
  4. O roteiro original dizia que o personagem de Mel Gibson, Benjamin Martin, teria 6 filhos. Entretanto, durante as filmagens de O Patriota o próprio Gibson teve seu 7º filho. Deste modo, o diretor, em homenagem ao ator, resolveu colocar que Martin também tinha 7 filhos na história.
  5. O filme mostra a vitória dos revolucionários sobre os britânicos, na Batalha de Guilford Court House. Na verdade, os britânicos saíram vitoriosos desta batalha.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 9 de abril de 2016

O Óleo de Lorenzo

Sinopse: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Por que eu devo assistir?

Filme parado, mas com uma história incrível e surpreendente. Fora a história que é muito boa e te prende do começo ao fim, outra coisa que te chama a atenção são as atuações dos personagens, em especial a do Lorenzo (Zack O'Malley Greenburg), que faz você acreditar que ele realmente tem a doença.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. Rita Chapman, que tratou do verdadeiro Lorenzo, faz uma pequena participação no filme.
  3. Zack O'Malley Greenburg, que interpreta Lorenzo, não voltou a atuar depois deste filme.
  4. O verdadeiro Lorenzo morreu em 30 de maio de 2008 (um dia depois do seu 30.° aniversário), em decorrência de uma pneumonia.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

domingo, 3 de abril de 2016

O Menino do Pijama Listrado

Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Por que eu devo assistir?

Filme que deixa qualquer um com um nó na garganta. Pra quem gosta de filmes baseado na segunda guerra mundial mostrando campos de concentração, este aqui não vai deixar a desejar. Com uma história inocente, o filme retrata a guerra pelo olhar de duas crianças vivendo em mundos diferentes. Difícil não gostar deste filme.

Curiosidades:
  1. O filme foi baseado no best-seller homônimo de John Boyne. Diferente do seu processo de criação normal, Boyne declarou que escreveu a primeira versão do livro em apenas dois dias e meio.
  2. A propaganda nazista do campo de concentração que aparece no filme foi baseada em um vídeo rodado em 1941, produzido pelos nazistas.
  3. Apesar dos pais do protagonista possuírem nomes (Ralf e Elsa), eles são creditados no filme apenas como Mãe e Pai para reforçar o ponto de vista da obra que é totalmente ligado ao menino.
  4. O personagem Meinberg teve seu nome traduzido para o inglês como "My Hill" ou "My Mountain". Coincidência ou não, o diretor Mark Herman é torcedor do time Hull City e o goleiro do time na ocasião chamava-se Boaz Myhill.
  5. Embora muitos cinéfilos observadores possam ter achado que a personagem de Vera Farmiga (Elsa, a mãe) estaria usando a aliança de casada na mão errada, na Alemanha, o símbolo do matrimônio costuma ser usado na mão direita ao contrário da maioria dos países que usa na mão esquerda.
  6. Quando a mãe está fazendo tricô e escutando rádio, ela usa o método inglês onde a mão direita segura a lã. Na Alemanha, é a mão esquerda que faz a tarefa.
  7. Famoso pelas crueldades ocorridas em suas instalações, o campo de concentração Auschwitz não tem seu nome divulgado no filme, mas o que faz pensar que seria ele o retratado é a presença de quatro fornos crematórios, único com esta mórbida característica.
  8. As bandeiras nazistas no começo do filme são meio trasparentes e pintadas em tecido parecido com nylon. Esse material nunca foi usado pelo exército alemão e elas sempre foram opacas.
  9. Quando o pai de Bruno desce pelas escadas durante a festa, se ouve o hino nacional da Alemanha, mas para a época que se passa o filme a opção foi incorreta, pois devíamos ouvir a canção Horst Wessel, hino do partido nacional socialista, o NSDAP.
  10. Quando o menino Bruno se despede de seus amigos logo no começo do filme, é possível ver pontes ao fundo da cena e elas são daquelas que possuem mecanismos eletrônicos, algo improvável nos anos de 1940.
  11. Sobre a cena em que crianças são vistas ao lado de muitos adultos sem roupa, o cineasta disse que tinha mais advogados do que outra coisa nos bastidores, mas todas as obrigações legais foram cumpridas para a realização dela.
  12. Na festa de despedida que acontece em Berlim, a cantora usa um microfone Shure 55SH, famosa marca americana, algo impensável quando se sabe que os alemães era extremamente orgulhosos por terem as marcas Sennheiser e Neumann como pioneiras nos estúdios de gravação.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip: