Sinopse: Em um mundo onde é possível entrar na mente humana,
Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos
valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto, ele é um
fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de
Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a
ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar
na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império
econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele
conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente
arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar
de forma precisa no mundo dos sonhos.
Por que eu devo assistir?
O filme conta com Leonardo
DiCaprio no elenco principal, um dos melhores atores na minha concepção, com
vários filmaços na sua carreira, e este é um deles. A história do filme é
incrível, e muito bem elaborada. Este filme é um daqueles que gosta de brincar
com a mente das pessoas e você deve prestar muita atenção para não se perder.
Como todo filme “cabeça”, é bom você assistir no mínimo duas vezes para pegar
todos os detalhes. Pra finalizar, os efeitos especiais são inacreditáveis,
ficaram muito reais.
Curiosidades:
- Durante a produção, detalhes da trama foram mantidos em segredo. Christopher Nolan, que escreveu o roteiro, o descreveu como um thriller sci-fi de ação contemporâneo "definido dentro da arquitetura da mente".
- O estilo labiríntico do logotipo do filme lembra o logotipo da empresa de Christopher Nolan, a Syncopy.
- A música Non, je ne regrette rien, de Edith Piaf, é usada no filme como um dispositivo de alerta. Marion Cotillard interpretou a cantora em Piaf - Um Hino ao Amor (2007) e ainda ganhou o Oscar. No entanto, Christopher Nolan afirmou que era "pura coincidência". Após Cotillard ser escalada, Nolan resolveu mudar a música para evitar especulações sobre o assunto, mas o compositor Hans Zimmer o persuadiu a mantê-la.
- Yusuf é a forma árabe de Joseph, a figura bíblica do Gênesis 37-50, que tinha o dom de interpretar sonhos. Ele foi vendido por seus irmãos ao faraó. Por meio de seu dom, ele ajudou a Faraó a se preparar para o desastre dos "sete anos de vacas magras" e foi premiado pelo resultado. O mesmo personagem também é um profeta no Alcorão. No filme, o intérprete dos sonhos é vivido por Joseph Gordon-Levitt.
- Joseph Gordon-Levitt fez tudo durante a cena da luta no corredor. Não foi preciso nenhum dublê.
- Assim como o personagem de Cillian Murphy foi chamado Robert Fischer Jr. como homenagem ao campeão de xadrez Bobby Fischer, seu pai (Pete Postlethwaite), Maurice Fischer, foi também outra homenagem. Desta vez ao artista gráfico holandês M.C. Escher (nome completo Maurits Cornelis Escher), cuja arte foi claramente uma inspiração para muitos dos efeitos especiais no filme.
- Inclusive, a "escada Penrose" (com uma mulher jogando papéis), que Arthur mostra a Ariadne, é uma referência a uma impressão de litografia de Escher. A impressão é geralmente chamada de "Ascendente e Descendente" ou "A Escada Infinita", e foi impresso em março de 1960; Escher é bem conhecido por seus desenhos que exploram ilusões de ótica e reais os princípios da arquitetura, matemática e filosofia de forma fantástica.
- Ariadne, na mitologia grega, era filha do rei de Creta, Minos, e de sua rainha, Pasífae. Ela salvou Teseu dando-lhe um novelo de linha (o famoso Fio de Ariadne) para que ele pudesse encontrar o caminho de volta do labirinto do Minotauro. O nome também é uma referência à criação de Hugo von Hofmannsthal do mito para a ópera de Richard Strauss, Ariadne auf Naxos (1988). A ópera é uma peça dentro de uma peça, assim como o filme é um sonho dentro de um sonho.
- A personagem de Marion Cotillard é chamado de 'Mal', abreviação de 'Malorie', um nome derivado de "Malheur", palavra francesa que significa desgraça ou infelicidade. 'Mal', a versão mais curta significa errado/ruim ou mal (quando um substantivo), em francês, assim como em alguns outros idiomas latinos.
- Uma série de números aparece durante todo o filme: o número que Fischer dá a Cobb/Arthur é 528491, os dois quartos do hotel utilizados são 528 e 491, o número que Eames (quando está disfarçado de mulher) dá para Fischer é 528-491, a combinação do bunker inicia com 52 e a combinação do cofre é 528-491. Isso tudo é para reforçar a importância do número ao longo do filme.
Filmes do Mesmo Gênero:
Movie Clip:









