sábado, 30 de novembro de 2013

A Origem

Sinopse: Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto, ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Por que eu devo assistir?

O filme conta com Leonardo DiCaprio no elenco principal, um dos melhores atores na minha concepção, com vários filmaços na sua carreira, e este é um deles. A história do filme é incrível, e muito bem elaborada. Este filme é um daqueles que gosta de brincar com a mente das pessoas e você deve prestar muita atenção para não se perder. Como todo filme “cabeça”, é bom você assistir no mínimo duas vezes para pegar todos os detalhes. Pra finalizar, os efeitos especiais são inacreditáveis, ficaram muito reais.

Curiosidades:
  1. Durante a produção, detalhes da trama foram mantidos em segredo. Christopher Nolan, que escreveu o roteiro, o descreveu como um thriller sci-fi de ação contemporâneo "definido dentro da arquitetura da mente".
  2. O estilo labiríntico do logotipo do filme lembra o logotipo da empresa de Christopher Nolan, a Syncopy.
  3. A música Non, je ne regrette rien, de Edith Piaf, é usada no filme como um dispositivo de alerta. Marion Cotillard interpretou a cantora em Piaf - Um Hino ao Amor (2007) e ainda ganhou o Oscar. No entanto, Christopher Nolan afirmou que era "pura coincidência". Após Cotillard ser escalada, Nolan resolveu mudar a música para evitar especulações sobre o assunto, mas o compositor Hans Zimmer o persuadiu a mantê-la.
  4. Yusuf é a forma árabe de Joseph, a figura bíblica do Gênesis 37-50, que tinha o dom de interpretar sonhos. Ele foi vendido por seus irmãos ao faraó. Por meio de seu dom, ele ajudou a Faraó a se preparar para o desastre dos "sete anos de vacas magras" e foi premiado pelo resultado. O mesmo personagem também é um profeta no Alcorão. No filme, o intérprete dos sonhos é vivido por Joseph Gordon-Levitt.
  5. Joseph Gordon-Levitt fez tudo durante a cena da luta no corredor. Não foi preciso nenhum dublê.
  6. Assim como o personagem de Cillian Murphy foi chamado Robert Fischer Jr. como homenagem ao campeão de xadrez Bobby Fischer, seu pai (Pete Postlethwaite), Maurice Fischer, foi também outra homenagem. Desta vez ao artista gráfico holandês M.C. Escher (nome completo Maurits Cornelis Escher), cuja arte foi claramente uma inspiração para muitos dos efeitos especiais no filme.
  7. Inclusive, a "escada Penrose" (com uma mulher jogando papéis), que Arthur mostra a Ariadne, é uma referência a uma impressão de litografia de Escher. A impressão é geralmente chamada de "Ascendente e Descendente" ou "A Escada Infinita", e foi impresso em março de 1960; Escher é bem conhecido por seus desenhos que exploram ilusões de ótica e reais os princípios da arquitetura, matemática e filosofia de forma fantástica.
  8. Ariadne, na mitologia grega, era filha do rei de Creta, Minos,  e de sua rainha, Pasífae. Ela salvou Teseu dando-lhe um novelo de linha (o famoso Fio de Ariadne) para que ele pudesse encontrar o caminho de volta do labirinto do Minotauro. O nome também é uma referência à criação de Hugo von Hofmannsthal do mito para a ópera de Richard Strauss, Ariadne auf Naxos (1988). A ópera é uma peça dentro de uma peça, assim como o filme é um sonho dentro de um sonho.
  9. A personagem de Marion Cotillard é chamado de 'Mal', abreviação de 'Malorie', um nome derivado de "Malheur", palavra francesa que significa desgraça ou infelicidade. 'Mal', a versão mais curta significa errado/ruim ou mal (quando um substantivo), em francês, assim como em alguns outros idiomas latinos.
  10. Uma série de números aparece durante todo o filme: o número que Fischer dá a Cobb/Arthur é 528491, os dois quartos do hotel utilizados são 528 e 491, o número que Eames (quando está disfarçado de mulher) dá para Fischer é 528-491, a combinação do bunker inicia com 52 e a combinação do cofre é 528-491. Isso tudo é para reforçar a importância do número ao longo do filme.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Luta Pela Esperança

Sinopse: Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue. Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os filhos. Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer (Craig Bierko), o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já matou dois lutadores no ringue.

Por que eu devo assistir?

Este filme merecia no mínimo uma indicação ao Oscar de melhor filme e uma indicação ao Oscar de melhor ator para Russell Crowe. Infelizmente este filme ficou escondido nas prateleiras, e quase ninguém sabe de sua existência. O filme é tão difícil de ser encontrado, que pra comprá-lo original você só encontra usado (e quando encontra). O filme é fantástico e te prende do início ao fim, pra mim é o melhor filme que eu assisti até hoje com o ator Russell Crowe. Contém muitas cenas tristes, e as cenas de lutas de boxe são perfeitas. Enfim, pra quem gosta de filme de drama envolvendo superação, não deixe de assistir este aqui.  

Curiosidades:
  1. A história é baseada em fatos reais, e conta a vida do pugilista Jim J. Braddock, conhecido como “Cinderella Man”, apelido que recebeu de Damon Runyon, devido a sua origem pobre, como no conto de fadas da Cinderela.
  2. Russell Crowe contratou o ex-campeão mundial dos pesos pesados Joe Bugner para ajudá-lo no treinamento.
  3. Russell Crowe deslocou o ombro durante os treinamentos de boxe para seu personagem, o que fez com que as filmagens fossem adiadas por 2 meses.
  4. Russell Crowe perdeu cerca de 22 quilos. Durante as filmagens seu peso era de 79 quilos.
  5. Os oponentes de Jim Braddock em "A Luta Pela Esperança" foram treinados por profissionais do boxe, que os instruíam a dar seus golpes o mais próximo possível do corpo de Russell Crowe. Esta  recomendação fez com que em certos momentos os golpes acertassem diretamente Crowe, o que fez com que o ator tivesse várias contusões e um dente quebrado durante as filmagens.
  6. Rosemarie DeWitt, que no filme interpreta a vizinha Sara Wilson, é a neta do verdadeiro Jim Braddock.
  7. Apesar das críticas elogiosas por parte da imprensa americana na época do seu lançamento, em 3 de junho, o filme arrecadou pouco mais de US$ 49 milhões em suas 4 primeiras semanas de exibição. Por causa disto a rede de cinemas AMC fez uma promoção em que dizia que devolveria o dinheiro dos espectadores que assistissem ao filme e não gostassem dele.
Filmes do Mesmo Gênero:

Menina de Ouro

Movie Clip:

sábado, 16 de novembro de 2013

A Lenda de Beowful

Sinopse: Ilha de Sjaelland, perto do local onde hoje fica a cidade de Roskilde, na Dinamarca. O demônio Grendel (Crispin Glover) ataca o castelo do rei Hrothgar (Anthony Hopkins) sempre que é realizada alguma comemoração, já que não suporta o barulho gerado. Em seus ataques Grendel sempre mata várias pessoas, apesar de poupar Hrothgar. Com a população em pânico, Hrothgar ordena que o salão onde as comemorações são realizadas seja fechado. Até que chega ao local Beowulf (Ray Winstone), um guerreiro que promete eliminar o monstro.

Por que eu devo assistir?

Pra quem gosta de filme épico este aqui é uma boa escolha. O filme foi feito com uma mistura de animação e live action, tornando o filme mais interessante de assistir.

Curiosidades:
  1. A história é baseada em um poema inglês escrito por volta do ano 1000. 
  2. Todos os atores de A Lenda de Beowulf atuaram em frente a uma tela vazia, com sensores de captura de movimento presos a eles. Os dados destes sensores eram repassados a computadores e serviam de molde para a criação do personagem no próprio filme.
  3. Angelina Jolie não quis aceitar em aparecer nua no filme, mas a equipe de produção fez um trabalho tão perfeito que dava impressão de que a atriz estava realmente nua.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

sábado, 9 de novembro de 2013

A Janela Secreta

Sinopse: Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.

Por que eu devo assistir?

Este filme é um daqueles ditos como “cabeça”, onde você tem que assistir no mínimo duas vezes para poder pegar todos os detalhes. O filme é muito bom, pena que ele ficou escondido nas prateleiras; normalmente só fãs do ator Johnny Depp que sabem da existência deste filme.  Hoje em dia, até encontrar este filme original para comprar é difícil.

Curiosidades:
  1. O filme “A Janela Secreta” é uma adaptação do diretor David Koepp para o romance de Stephen King “ Secret Window, Secret Garden”.
  2. A fala de Johnny Depp, “This is not my beautiful house. This is not my beautiful wife. Anymore.” (Esta não é mais minha linda casa, esta não é mais minha linda esposa), é tirada da canção dos Talking Heads “Once in a Lifetime”.
  3. John Turturro decidiu participar do filme porque seu filho, grande fã de King, o convenceu.
  4. Mort, olhando para o espelho e vendo suas próprias costas, é uma referência à pintura do artista surrealista belga René Magritte, “La Reproduction Interdite” (A Reprodução Proibida). Ele constantemente pintava um homem misterioso com um chapéu coco, não muito diferente daquele que Shooter usa.
  5. Quando o personagem de Depp joga o chapéu na mesa, uma cópia do livro Rum: Diário de um Jornalista Bêbado (The Rum Diary) se torna visível na mesa. Johnny Depp encarnou o personagem Paul Kemp, protagonista do romance, na adaptação lançada em 2012.
  6. Na cena em que Mort está sonhando que cai do sofá, vemos um abismo abaixo. Este “abismo” foi uma cena que os produtores pegaram emprestado do filme O Mundo Perdido: Jurassic Park.
  7. O nome do personagem de Johnny Depp é “Morton Rainey”. No fim do filme, o personagem compra três coisas numa loja de conveniência. Um dos itens é uma caixa de sal da marca MORTON, cujo slogan é: “Quando chove (chover em inglês é “Rain”), cai .” Assim, Morton (marca do sal) Rainey (variação de Rain).
  8. Na cena em que Johnny Depp flagra Maria Bello e Timothy Hutton num motel, David Koepp quis que Bello e Hutton parecessem chocados e amedrontados. Ele os fez ficar deitados por 15 minutos antes que Depp entrasse. A equipe de produção colocou grandes alto-falantes que explodiram em barulhos estáticos quando o roteiro pediu pra eles ficarem assustados. As luzes no quarto também foram programadas para acender quando Depp abrisse a porta, assustando os atores ainda mais.
  9. Quando a consciência de Mort está lhe revelando a verdade da situação no fim do filme, ele começa a gritar, “Rah! Rah! Rah!”. Johnny Depp tirou isso do próprio filho, que ainda era pré-verbal e expressava sua confusão gritando “Rah!”. Depp achou que Mort estaria tão confuso na hora que ele não saberia o que dizer, assim se tornando pré-verbal.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sábado, 2 de novembro de 2013

À Espera de Um Milagre

Sinopse: 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

Por que eu devo assistir?

Este filme é um clássico dos cinemas, com certeza um dos melhores já produzidos, sem contar com a participação do astro Tom Hanks. Mas quem roubou a cena foi atuação do ator Michael Clarke Duncan, que foi simplesmente perfeita, e sem dúvidas este foi o melhor filme da sua carreira. O filme faz você querer chorar em muitas horas, e chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme, mas acabou perdendo para o filme “Beleza Americana”, que na minha opinião não chega aos pés de “À Espera de Um Milagre”.

Curiosidades:
  1. Trinta ratos de verdade se revezaram em cena para "interpretar" o ratinho Mr. Jingles.
  2. No filme existem três guardas penitenciários cujos nomes são Harry, Dean e Stanton. Trata-se de uma homenagem ao ator Harry Dean Stanton, que participa do filme interpretando o condenado que é sempre chamado para testar a cadeira elétrica.
  3. Para atingir a altura de Coffey descrita por Stephen King, Michael Clarke Duncan (1,95m) usou uma plataforma de 20 cm, dando-lhe a altura ideal para contrastar com Brutal (David Morse), também com 1,95m.
  4. Frank Darabont (diretor do filme) lembrou um fato importante ao dizer que, tal como Cristo, John foi perseguido, julgado e condenado pelas mesmas pessoas que ele apenas quis ajudar. Novamente, a humanidade pagou a bondade com a morte. 
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip: