sábado, 22 de novembro de 2014

Clube da Luta

Sinopse: Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Por que eu devo assistir?

Um dos melhores filmes já produzidos (porém sequer foi indicado ao Oscar de Melhor Filme), com um elenco de peso composto por Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter e Jared Leto. Destaque para o papel de Brad Pitt ao interpretar Tyler Durden, onde merecia ter levado o Oscar de Melhor Ator, e com certeza o melhor filme de sua carreira até agora. Um daqueles filmes “cabeça” que faz você viajar e assistir mais de uma vez para entender os mínimos detalhes. Difícil encontrar alguém que não tenha gostado desta obra.

Curiosidades:
  1. O filme é baseado no livro de Chuck Palahniuk lançado em 1996.
  2. Apesar de ter se recusado a fumar no filme Cartas na Mesa(1999) (seu personagem apostava cigarros no poker, mas não fumava nenhum), Edward Norton concordou em interpretar um personagem fumante em Clube da Luta.
  3. Tyler Durdem, interpretado por Brad Pitt, iria dar uma receita caseira para a concepção de explosivos, mas por uma questão de segurança pública, os cineastas decidiram usar uma receita fictícia.
  4. Brad Pitt e Edward Norton estão realmente álcoolizados na cena em que seus personagens aparecem bêbados rebatendo bolas de golfe.
  5. Edward Norton perdeu cerca de 8 quilos para atuar em Clube da Luta. Ele tinha ganhado muita massa corporal para interpretar um skinhead em seu filme anterior, A Outra História Americana(1998).
  6. Há muita controvérsia à respeito do nome do narrador (Edward Norton). Muitos acreditam que ele se chama Jackpor causa da frase "I am Jack's...", mas outros argumentam que "Jack" é apenas um apelido que ele escolheu usar após ler o nome em algum lugar. Curiosamente, na época do lançamento, um catálogo promocional foi entregue para a imprensa em que o personagem de Norton era chamado de Jack. Além disso, no roteiro original, Jim Uhls se refere a ele como Jack. Por outro lado, nas legendas originais do filme ele é chamado de Rupert.
  7. Como Tyler Durden não tinha dentes perfeitos no livro e Pitt queria um personagem perfeito nos mínimos detalhes, ele visitou um dentista para que ele lascasse pequenos pedaços deles. Após as filmagens, ele voltou a cadeira do dentista para arrumar seu dentes.
  8. O personagem de Brad Pitt aparece várias vezes durante o filme em imagens subliminar.
  9. Nas cenas que Meatloaf tinha com Norton, como a que ele abraça Norton, ele teve que usar sapatos com saltos, para poder ficar maior que o ator.
  10. O diretor David Fincher afirmou em entrevistas que há pelo menos um copo do Starbucks visível em cada cena do filme.
  11. No início do filme, depois do tradicional aviso de direitos autorais, há um segundo aviso que aparece por um segundo.
  12. Em uma cena inicial do narrador, há um anúncio das Suítes Bridgeworth passando numa TV na frente dele estrelando Brad Pitt.
  13. A respiração na cena da caverna é na verdade a de Leonardo Di Caprio em Titanic, inserida na cena.
  14. Helena Bonham Carter, de 1,57m, usou enormes sapatos plataforma para ficar mais perto dos 1,80m de Brad Pitt e dos 1,82m de Edward Norton.
  15. Durante a cena, quando um membro do clube da luta espirra água num padre, a câmera treme um pouco porque o cinegrafista não conseguia conter o riso.
  16. Brad Pitt e Helena Bonham Carter ficaram três dias gravando sons de orgasmo para as cenas não exibidas de sexo entre os personagens.
  17. Na cena em que o narrador bate em Tyler Durden pela primeira vez, era para Edward Norton ter dado um soco cenográfico em Brad Pitt, mas no último minuto, o diretor David Fincher falou para ele realmente bater no Brad Pitt. A contração de dor de Pitt é real, e você consegue ver Norton rindo disso.
  18. O número de telefone de Marla Singer é o mesmo que o de Teddy no filme “Amnésia”.
  19. Quando Tyler está discursando no clube da luta, ele olha diretamente para o personagem de Jared Leto quando ele menciona estrelas de rock.
  20. Na última cena do filme, há um flash de genitália masculina, igual as cenas que Tyler Durden inseria nos filmes no seu trabalho como operador de projeção de cinema.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Closer - Perto Demais

Sinopse: Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

Por que eu devo assistir?

O elenco já é a porta de convite para assistir ao filme, quatro atores bem conhecidos e com ótimas atuações, principalmente a da Natalie Portman que esta de tirar o fôlego. A história é intrigante pelos acontecimentos que ocorrem entre os casais. Mais um romance bem diferente que vale apena assistir.

Curiosidades:
  1. Natalie Portman pediu a Mike Nichols que retirasse da versão final de Closer - Perto Demais uma cena sua de nudez. O diretor atendeu ao pedido.
  2. Natalie Portman precisou ter aulas de pole dance, para interpretar sua personagem em Closer - Perto Demais.
  3. Damien Rice escreveu a música "Blower's Daughter" especialmente para outro filme que também se chamava "Closer". Mas a gravação não foi finalizada à tempo para entrar nesse outro filme. A música toca na cena inicial de Closer - Perto Demais. Outra canção de Rice, chamada "Cold Water", pode ser ouvida na cena em que Alice e Dan estão andando pela cidade de Londres, logo após deixar hospital.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cidade dos Anjos

Sinopse: Em Los Angeles, uma dedicada cirurgiã (Meg Ryan) fica arrasada quando perde um paciente durante uma operação, no mesmo instante em que um anjo (Nicolas Cage), que estava na sala de cirurgia, começa a se sentir atraído por ela. Em pouco tempo ele fica apaixonado pela médica e resolve ficar visível para ela, a fim de poder encontrá-la frequentemente, o que acaba provocando entre os dois uma atração cada vez maior, apesar dela ter um sério relacionamento com um colega de profissão. O ser celestial não pode sentir calor, nem o vento no rosto, o gosto de uma fruta ou o toque da sua amada, assim ele cogita em deixar de ser um imortal para poder amar e ser amado intensamente.

Por que eu devo assistir?

Embora seja um filme romântico, ele foge daquela baboseira toda, contando uma história bem diferente de duas pessoas apaixonadas. O filme é muito lindo e consegue passar uma ótima mensagem. Ótima atuação de Nicolas Cage mostrando que não faz bem apenas filmes de ação.

Curiosidades:
  1. Cidade dos Anjos é a refilmagem americana de Asas do Desejo, filme alemão lançado pelo diretor Wim Wendersem 1987.
  2. Quando mostram tomadas de qualquer um dos anjos, eles raramente piscam. Nicolas Cage treinou para não piscar e foi capaz de fazê-lo por vários minutos quando o filme foi feito. No entanto, uma vez que ele se tornou humano, pôde piscar tudo que ele queria .
  3. A dedicatória "Para Dawn", é para o produtor Dawn Steel, que morreu  devido a um tumor cerebral, antes do filme ser lançado.
  4. A cena no último andar com Dennis Franz e Nicolas Cage sentados em um andaime no alto da cidade foi filmado de verdade. Ambos os atores tinham medo de altura.
  5. Quando Seth cai na Terra, aparecem imagens de sua memória em preto e branco. Devido a sua condição de anjo, Seth não pode ver ou distinguir as cores. É uma referência ao original Asas do desejo (Der Himmel Über Berlin -1987), onde os anjos não eram capazes de ver em cores.
  6. Quando Seth e Nathaniel se encontram no café pode ser ouvida ao fundo a música "If God Will Send His Angels", interpretada pelo U2. Mais tarde, a banda de rock irlandesa usou o mesmo café para o videoclipe da canção.
Filmes do Mesmo Gênero:

Movie Clip:

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cidade de Deus

Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Por que eu devo assistir?

Se não o melhor, com certeza um dos melhores filmes nacionais, não é à toa que foi indicado a concorrer a 4 Oscar. História excelente, atuações maravilhosas – mesmo tratando-se de atores iniciantes na época – e cenas para ninguém botar defeito. Mesmo tratando-se de um filme que é bastante violento e fala muito, mas muito palavrão, este filme fez história no nosso cinema e com certeza sempre será lembrado por quem assistir. Uma figura marcante é o personagem Zé Pequeno, interpretado por Leandro Firmino da Hora, que no meu ponto de vista merecia, no mínimo, uma indicação ao Oscar de melhor ator. O personagem consegue ser tão envolvente que você não sabe se sente raiva dele ou torce por ele. Resumindo, um filme que vale apena ver e rever várias vezes.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. Cidade de Deus é o nome de uma favela localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, surgida nos anos 60.
  3. Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas.
  4. Leandro Firmino da Hora, ao contrário do personagem, é bem tranquilo e tímido, e quando ele viu o personagem que teria que interpretar, o mesmo disse que não iria conseguir, mas o resultado foi outro.
  5. Muitas das cenas o diretor, Fernando Meirelles, não dizia que estava sendo gravada, assim os atores agiam mais naturalmente.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip: