segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cidade de Deus

Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Por que eu devo assistir?

Se não o melhor, com certeza um dos melhores filmes nacionais, não é à toa que foi indicado a concorrer a 4 Oscar. História excelente, atuações maravilhosas – mesmo tratando-se de atores iniciantes na época – e cenas para ninguém botar defeito. Mesmo tratando-se de um filme que é bastante violento e fala muito, mas muito palavrão, este filme fez história no nosso cinema e com certeza sempre será lembrado por quem assistir. Uma figura marcante é o personagem Zé Pequeno, interpretado por Leandro Firmino da Hora, que no meu ponto de vista merecia, no mínimo, uma indicação ao Oscar de melhor ator. O personagem consegue ser tão envolvente que você não sabe se sente raiva dele ou torce por ele. Resumindo, um filme que vale apena ver e rever várias vezes.

Curiosidades:
  1. Filme baseado em uma história real.
  2. Cidade de Deus é o nome de uma favela localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, surgida nos anos 60.
  3. Grande parte do elenco de Cidade de Deus foi escolhido entre garotos que vivem em diversas comunidades e favelas do Rio de Janeiro e que não tinham tido até aquele momento nenhum contato com a arte de atuar. Para fazer esta seleção foram realizadas mais de 2000 entrevistas.
  4. Leandro Firmino da Hora, ao contrário do personagem, é bem tranquilo e tímido, e quando ele viu o personagem que teria que interpretar, o mesmo disse que não iria conseguir, mas o resultado foi outro.
  5. Muitas das cenas o diretor, Fernando Meirelles, não dizia que estava sendo gravada, assim os atores agiam mais naturalmente.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

Nenhum comentário:

Postar um comentário