sábado, 22 de novembro de 2014

Clube da Luta

Sinopse: Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Por que eu devo assistir?

Um dos melhores filmes já produzidos (porém sequer foi indicado ao Oscar de Melhor Filme), com um elenco de peso composto por Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter e Jared Leto. Destaque para o papel de Brad Pitt ao interpretar Tyler Durden, onde merecia ter levado o Oscar de Melhor Ator, e com certeza o melhor filme de sua carreira até agora. Um daqueles filmes “cabeça” que faz você viajar e assistir mais de uma vez para entender os mínimos detalhes. Difícil encontrar alguém que não tenha gostado desta obra.

Curiosidades:
  1. O filme é baseado no livro de Chuck Palahniuk lançado em 1996.
  2. Apesar de ter se recusado a fumar no filme Cartas na Mesa(1999) (seu personagem apostava cigarros no poker, mas não fumava nenhum), Edward Norton concordou em interpretar um personagem fumante em Clube da Luta.
  3. Tyler Durdem, interpretado por Brad Pitt, iria dar uma receita caseira para a concepção de explosivos, mas por uma questão de segurança pública, os cineastas decidiram usar uma receita fictícia.
  4. Brad Pitt e Edward Norton estão realmente álcoolizados na cena em que seus personagens aparecem bêbados rebatendo bolas de golfe.
  5. Edward Norton perdeu cerca de 8 quilos para atuar em Clube da Luta. Ele tinha ganhado muita massa corporal para interpretar um skinhead em seu filme anterior, A Outra História Americana(1998).
  6. Há muita controvérsia à respeito do nome do narrador (Edward Norton). Muitos acreditam que ele se chama Jackpor causa da frase "I am Jack's...", mas outros argumentam que "Jack" é apenas um apelido que ele escolheu usar após ler o nome em algum lugar. Curiosamente, na época do lançamento, um catálogo promocional foi entregue para a imprensa em que o personagem de Norton era chamado de Jack. Além disso, no roteiro original, Jim Uhls se refere a ele como Jack. Por outro lado, nas legendas originais do filme ele é chamado de Rupert.
  7. Como Tyler Durden não tinha dentes perfeitos no livro e Pitt queria um personagem perfeito nos mínimos detalhes, ele visitou um dentista para que ele lascasse pequenos pedaços deles. Após as filmagens, ele voltou a cadeira do dentista para arrumar seu dentes.
  8. O personagem de Brad Pitt aparece várias vezes durante o filme em imagens subliminar.
  9. Nas cenas que Meatloaf tinha com Norton, como a que ele abraça Norton, ele teve que usar sapatos com saltos, para poder ficar maior que o ator.
  10. O diretor David Fincher afirmou em entrevistas que há pelo menos um copo do Starbucks visível em cada cena do filme.
  11. No início do filme, depois do tradicional aviso de direitos autorais, há um segundo aviso que aparece por um segundo.
  12. Em uma cena inicial do narrador, há um anúncio das Suítes Bridgeworth passando numa TV na frente dele estrelando Brad Pitt.
  13. A respiração na cena da caverna é na verdade a de Leonardo Di Caprio em Titanic, inserida na cena.
  14. Helena Bonham Carter, de 1,57m, usou enormes sapatos plataforma para ficar mais perto dos 1,80m de Brad Pitt e dos 1,82m de Edward Norton.
  15. Durante a cena, quando um membro do clube da luta espirra água num padre, a câmera treme um pouco porque o cinegrafista não conseguia conter o riso.
  16. Brad Pitt e Helena Bonham Carter ficaram três dias gravando sons de orgasmo para as cenas não exibidas de sexo entre os personagens.
  17. Na cena em que o narrador bate em Tyler Durden pela primeira vez, era para Edward Norton ter dado um soco cenográfico em Brad Pitt, mas no último minuto, o diretor David Fincher falou para ele realmente bater no Brad Pitt. A contração de dor de Pitt é real, e você consegue ver Norton rindo disso.
  18. O número de telefone de Marla Singer é o mesmo que o de Teddy no filme “Amnésia”.
  19. Quando Tyler está discursando no clube da luta, ele olha diretamente para o personagem de Jared Leto quando ele menciona estrelas de rock.
  20. Na última cena do filme, há um flash de genitália masculina, igual as cenas que Tyler Durden inseria nos filmes no seu trabalho como operador de projeção de cinema.
Filmes do Mesmo Gênero:


Movie Clip:

Nenhum comentário:

Postar um comentário